Olival: doenças e pragas
Se for o caso, recomendam-se a proteção do olival com produtos à base de cobre.
Para encontrar os produtos indicados para o tratamento, entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "oliveira" no campo de pesquisa do separador Fitofarmacêuticos. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à direita), selecionando Olho de Pavão e Cercosporiose.
Também é possível encontrar produtos autorizados em agricultura biológica, identificados pelo símbolo bio
Poda e a sanidade do olival
Nesta altura é aconselhada a realização da poda nos olivais. Esta operação é um meio de luta cultural fundamental para auxiliar no controlo de muitos problemas fitossanitários. Podas que proporcionem o arejamento e entrada de luz são essenciais, para reduzir a incidência de doenças como olho de pavão, gafa, cercosporiose e pragas, como a cochonilha negra. A retirada de ramos ladrões irá contribuir para diminuir a ocorrência de Margarónia, também conhecida por traça verde.
A limpeza de cancros e desinfeção de feridas de poda, contribui para a erradicação da praga Euzophera pinguis Haw que penetra e se desenvolve nestes locais. Em olivais com problemas de tuberculose é de considerar a realização da poda em tempo seco, acompanhada da retirada e eliminação dos ramos que apresentem sintomas, desinfetando o material de poda.
Também no caruncho aconselha-se a eliminação dos ramos atacados. Após a poda e em olivais muito atacados por esta praga, poder-se-ão deixar ramos mais grossos pelo olival, servindo como isco, que deverão ser retirados e queimados, obrigatoriamente, antes da abertura das primeiras flores.