Nesta fase final do ciclo da videira, é importante estar atento a pragas que possam afetar a qualidade da produção e cuja importância varia muito de ano para ano e de vinha para vinha.
Uma deficiente condução das operações de colheita, transporte e armazenamento dos produtos hortícolas, podem deitar a perder meses de trabalho e comprometer o rendimento das culturas.
Nesta altura, em que muitos frutos já estão próximos da colheita, é importante proceder à fertilização das árvores de fruto com potássio, de forma a aumentar o teor de açúcar.
Teve já início o terceiro voo que dará origem às lagartas da terceira geração da praga. Sendo esta geração a principal causa de muitas podridões que se verificam à vindima, aconselha-se a efetuar a estimativa do risco nas várias parcelas de vinha
Os produtos fitofarmacêuticos são nossos aliados no combate a pragas e doenças das culturas mas, para a sua utilização ser segura é necessário tomar todas as precauções.
A flavescência dourada é uma grave doença da videira, provocada por um organismo (fitoplasma) que causa enormes prejuízos económicos, destruindo a produção e até matar precocemente as videiras e para a qual não existe tratamento.