publicado a: 2015-01-28

A produção global de alimentos atingiu o pico

Cientistas alertaram para uma possível escassez de alimentos, com as culturas já sobrecarregadas.

A produção mundial de matérias de origem agrícola e de pesca, já quase alcançou os rendimentos máximos e, embora muitas sejam renováveis, as taxas de crescimento não podem aumentar indefinidamente.

Ao analisar separadamente e em conjunto, 21 dos 27 mais importantes recursos necessários para atender à alimentação global (humana e animal), os cientistas descobriram que 20 deles atingiram os seus níveis máximos de produtividade e alguns estão a baixar os seus rendimentos.

Estes incluem itens como milho, arroz, trigo e soja que, segundo a FAO equivalem a 45% do total de calorias consumidas pela população mundial. Também se inclui a carne, o peixe do mar, ovos e leite.

Ao analisar variáveis como recursos renováveis e não renováveis, tais como a disponibilidade de terra, água, energia, fertilizantes nitrogenados, produtividade, opções de consumo e reposição, entre outros, os pesquisadores concluíram que a maioria destes alcançaram até 2006 o seu tecto de produção. Para isso, foram analisadas de forma independente, séries estatísticas durante mais de 20 anos, entre 1989 e 2008.

Fonte: Portafolio.co


Comentários