Iniciação à horta em casa | Cinco perguntas (e respostas) sobre a sementeira e o transplante
Quais são os tipos de propagação?
As plantas em geral, incluindo as da sua horta, podem dar origem a novas plantas através de dois tipos de reprodução: reprodução por semente, sexuada, em que a planta-filho tem algumas características dos dois progenitores, e a reprodução vegetativa, em que a nova planta é uma "cópia" de um só progenitor, feita a partir de uma parte deste (estaca, bolbo, tubérculo).
Quais as condições ideais para as sementes?
No caso das plantas que se reproduzem preferencialmente por semente, optamos, na nossa horta, por usar sementes que compramos, trocamos ou guardamos de frutos da colheita anterior. Para garantir a maior taxa de germinação possível devemos garantir um substrato húmido e fino o suficiente para se manter em contacto com a semente. Devemos também respeitar a regra que, quanto maior a semente, mais enterrada deverá ficar.
Porque devemos transplantar?
Muitas vezes a planta não cresce e produz no local onde foi semeada. Depois de crescerem um pouco e ganharem pequenas folhas e raízes, transplantam-se do viveiro (local com condições especiais de germinação) para o local definitivo. Consegue-se assim um maior número de plantas produtivas por semente. Para garantir que tudo corre bem, deve ter-se especial cuidado com as raízes da planta durante a transplantação, para não as danificar.
É boa ideia selecionar as nossas próprias sementes?As sementes desenvolvem-se dentro dos frutos e podemos ser tentados a aproveitar a semente de qualquer fruto que compremos, como tomate ou melão. Tentar obter plantas a partir destas sementes podem produzir plantas com más características produtivas, uma vez que muitas delas foram produzidas por hibridação.
Devemos ter o nosso próprio viveiro?
O preço da semente, as dificuldades de germinação e as quantidades mínimas exigidas podem tornar mais interessante comprar plantas já germinadas. No entanto pode haver pouca escolha disponível, fazendo com que comprar sementes nos dê mais liberdade para experimentar novas culturas.