A problemática da queda de frutos maduros nos citrinos
Na citricultura Algarvia existem algumas variedades que tradicionalmente são mais suscetíveis de cair quando atingem o seu processo de maturação. Variedades como Newhall, Dalmau, Navelina, Washington Navel, Navelate e Lane Late quando maduras revelam fraca adesão ao pedúnculo pelo que quando sujeitas a condições climáticas adversas (p.ex. ventos fortes) podem originar um grave prejuízo para o produtor. Neste momento em algumas delas podemos intervir para atenuar o mesmo.
Porque caem os citrinos quando maduros
A queda dos citrinos seja em que fase for é chamada de abscisão. Neste processo o fruto desprende-se do cálice, que fica unido ao pedúnculo, e cai. Isto acontece por consequência da formação da capa de abscisão que é a responsável pela separação entre o fruto e o pedúnculo.
O que podemos fazer ?
Existem alguns produtos da família das auxinas que atrasam a formação da já referida capa de abscisão.
Neste momento temos em Portugal registados dois, que nos podem auxiliar no controlo dessa mesma queda. Com algumas semelhanças entre eles são dois ácidos ou derivados dos mesmos com atividade como herbicidas hormonais e que neste caso funcionam como reguladores de crescimento. Ambos devem ser aplicadas á mudança da cor do fruto Fig. 2) e nunca já com o fruto completamente amarelo (Fig 1). As árvores onde são aplicados os produtos devem apresentar um bom estado vegetativo, sem carências a nível hídrico nem nutricional.
Fig 1 - Frutos com coloração não adequada à aplicação de auxinas
Fig 2 - Frutos com a coloração ideal para a aplicação de auxinas