publicado a: 2017-03-15

O choro da videira

Os dias começam a ser maiores e a temperatura aumenta, para nós chegou a altura de pendurar o casaco e receber felizes a mudança da estação.

A videira também festeja a chegada da primavera com o seu choro...parece estranho mas ao contrario da sabedoria popular a videira não chora de tristeza de perda dos seus filhos (cachos), mas chora como quem feliz anuncia um novo ciclo.

O aumento da temperatura ambiente e o aumento das horas de sol promove o aumento da temperatura do solo que por volta dos 12ºC acorda a videira do seu repouso vegetativo. Com o solo mais quente as raízes entram em actividade absorvendo soluções minerais e água. Esta entrada de iões quer por difusão simples quer por transporte activo provoca na raiz uma pressão, designada por pressão radicular que força a água a subir pelo xilema.

As gotas de seiva vão-se desprendendo das extremidades onde houve o corte feito na poda de Inverno. A seiva rica em nutrientes do solo como o azoto, o fósforo e o potássio é a garantia do sustento da videira daí a diante.

Este fenómeno para quem vive da vinha serve de aviso, como se a videira comunicasse que a rebentação dos gomos ou abrulhamento está para breve ou seja que entre 3 a 5 semanas começam novas vidas...

Comentários