Sabe como é que o azoto atua na plantas?
Quais os nutrientes mais importantes nas plantas?
O crescimento e funcionamento normal das plantas verdes depende, além da água, luz e ar, de um conjunto de nutrientes minerais que estas obtêm do meio ambiente. Consoante a quantidade de que as plantas necessitam, estes dividem-se em macro e micronutrientes - no primeiro grupo destaca-se o azoto (N). Este surge na natureza em diferentes formas, mas aquela em que é mais abundante (78% da atmosfera é azoto molecular, N2) não pode ser absorvida e utilizada pelas plantas.
Como podemos aplicar azoto na cultura?
Foi muito importante o momento em que se conseguiu fixar o azoto atmosférico, transformando-o industrialmente em azoto nítrico, que pode ser misturado em adubos. A agricultura ficou assim menos dependente das até então exclusivamente usadas formas "naturais" de azoto, como as orgânicas e alguns nitratos que se encontravam na natureza. Dados o papel fundamental do azoto no crescimento das plantas (agrícolas e não só), foram conseguidos enormes ganhos de produtividades nas culturas.
Quais os riscos do fertilizantes azotados para o ambiente?
No entanto, a aplicação excessiva de azoto nas culturas pode, além de provocar desiquilíbrios na planta como o excesso de vigor, causar prejuízos ao meio ambiente. Em muitas das suas formas, o azoto é facilmente arrastado no solo, contaminando lençóis freáticos e águas superficiais, provocando, por exemplo, eutrofização. Impõe-se cada vez mais uma aplicação racional dos fertilizantes azotados, devidamente calculada, e integrada numa gestão integrada do ciclo do azoto.