Sabe tudo sobre a aplicação de produtos fitofarmacêuticos?
Qual a importância das técnicas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos?
A eficácia dos produtos fitofarmacêticos depende de muitos fatores, mas não devemos esquecer que um deles é a forma e os meios como são aplicados. Na maior parte dos produtos homologados em Portugal é feita pela mistura em água (calda) e a sua pulverização sobre a cultura.
Como devemos escolher o pulverizador mais adequado?
Os pulverizadores mais modernos garantem, não só eficácia de aplicação, mas também condições de segurança para o aplicador. Isto é garantido também pela disponibilidade permanente de água limpa para descontaminação do aplicador e dos circuitos de bombagem. Mais informações no artigo "Para que servem os depósitos do pulverizador".
Como devemos adequar o pulverizador às condições da cultura?
Para que o pulverizador aplique a quantidade de calda adequada às condições da cultura, deve ter-se em atenção o tipo de bicos, através dos quais se pode controlar também o tamanho da gota mais adaptado ao tipo de produto que queremos aplicar. O processo deve ser sempre acompanhado de uma regular calibração do pulverizador, usando papel hidrossensível. Mesmo no caso de explorações de pequena dimensão pode ser sempre utilizado o ensaio em branco.
Como devemos manter o pulverizador em bom estado de funcionamento?
Após a sua utilização e uma manutenção adequada, o pulverizador deve ser inspecionado de acordo com lei, de maneira a manter um funcionamento seguro e eficaz.