CAP congratula-se com prolongamento da totalidade das medidas agroambientais em 2020
A Confederação dos Agricultores de Portugal manifesta a sua satisfação pelo empenho determinado da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na resolução de um impasse que impunha ao sector agrícola cortes na ordem dos 20 milhões de euros.
A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal congratula-se com a garantia dada esta segunda-feira pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, de que as medidas agroambientais serão totalmente apoiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural no próximo ano. O anúncio do prolongamento da “totalidade das medidas agroambientais em 2020”, que permite “uma transição entre o atual e o próximo período de programação”, foi feito esta tarde pela Ministra da Agricultura, no âmbito da sua participação no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, em Bruxelas, que discute o pacote de reforma da Política Agrícola Comum (PAC) após 2020.
Pela importância que estas medidas assumem para a Agricultura e para os Agricultores portugueses, uma vez que apoiam práticas agrícolas que asseguram a sustentabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas naturais, sobretudo em zonas mais desfavorecidas e de pequena propriedade, a CAP manifesta assim a sua enorme satisfação pela decisão anunciada e pelo empenho determinado da Ministra da Agricultura na resolução de um problema que impunha ao sector agrícola um corte na ordem dos 20 milhões de euros em 2020.
A CAP reitera, mais uma vez, a sua total disponibilidade para desenvolver um trabalho de colaboração próximo com o Ministério da Agricultura na procura das melhores soluções para o sector agrícola nacional. Num contexto em que o combate às alterações climáticas é urgente, a Agricultura assume um papel preponderante na agenda da descarbonização, pelo que o diálogo institucional entre Agricultores e Decisores é determinante na defesa de um sector mais inovador, amigo do ambiente e sustentável.
CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal