publicado a: 2019-12-18

Primeira edição do Anuário da Agricultura

Uma publicação que apresenta o desempenho do setor em 2018, com a análise dos principais indicadores nacionais e regionais que sustentam as tendências e as estratégias para os próximos anos, da autoria da Moneris.

Esta publicação pretende ser uma ferramenta de referência no setor, utilizada pelos gestores, investidores e empreendedores para uma tomada de decisão estratégica.

Esta publicação especializada, conta ainda com os testemunhos de alguns dos principais agentes do setor, que analisam os temas como:

  • Nova PAC;
  • Agricultura 4.0;
  • Internacionalização;
  • tendências dos setores vegetal, animal, florestal e agro-industrial.


Resumo:

O setor agrícola nacional continuou, ao longo do ano 2018, a dar provas do seu potencial e desenvolvimento, ainda que limitado pelas condições climatéricas adversas, nomeadamente, um outono extremamente quente e seco e um inverno seco e frio, destacando-se nesse período os cereais, que aumentaram a sua produção em 8,5% face ao período homólogo.

Ainda segundo os resultados deste anuário, a campanha agrícola 2017/2018 terá sido marcada pelo decréscimo das principais superfícies agrícolas cultivadas com culturas temporárias e por quebras generalizadas das produções.

O saldo, no entanto, foi um crescimento nominal da produção do ramo agrícola, consequência de um aumento dos preços base em cerca de 2,1%, como fazem questão de referir Rui Almeida, CEO Moneris, e João Gomes, responsável pelo Centro de Competências para a agricultura.

Estes profissionais consideram que “o setor continua a enfrentar desafios prementes, nomeadamente, ao nível da produção, onde a escassez de mão-de-obra, as condições climatéricas aliadas a temáticas ambientais e de sustentabilidade que potenciam e ou condicionam fatores de produção, carecem de uma intervenção de técnicos especializados, redefinindo estratégias futuras e projetando as necessidades tecnológicas e de investigação por forma a dar resposta às necessidades do mercado ”.


Faça download do Anuário da Agricultura 2018 AQUI


Comentários