Governo disponibiliza apoios para controlo da erosão após incêndio de Monchique
«Seguiu já para publicação o aviso de abertura das medidas de estabilização de emergência do território afetado pelo incêndio que ocorreu este mês na Serra de Monchique.
Trata-se de um montante global que ultrapassa os 4,5 milhões de euros para apoiar as ações a implementar na região. Serão apoiadas ações de recuperação das infraestruturas afetadas, designadamente pontos de água, de controlo da erosão, de tratamento e proteção de encostas, de prevenção da contaminação e assoreamento das linhas de água e da sua recuperação, e ainda ações de combate à perda de biodiversidade. Podem candidatar-se a esta medida, integrada no PDR2020, autarquias ou outras entidades públicas, produtores ou organizações de produtores e associações de produtores, nomeadamente Zonas de Intervenção Florestal.
As candidaturas estarão abertas entre 30 de agosto e 30 de setembro, com as verbas distribuídas de acordo com o quadro disponível em anexo.
Em visita ao território, no passado dia 16, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assumiu o compromisso de desencadear as medidas de apoio com caráter de urgência, estando já abertas, desde 22 de agosto, as candidaturas para minimizar os prejuízos na agricultura, no montante global de cinco milhões de euros.
Este montante destina-se a apoiar perdas de animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções rurais de apoio à atividade agrícola. Estas candidaturas estão igualmente abertas até ao dia 30 de setembro. Está também disponível apoio à alimentação animal, incluindo abelhas. Os agricultores devem dirigir-se aos serviços do Ministério da Agricultura na região a fim de receberem ajuda.»