Bruxelas reforça resiliência hídrica
A Comissão Europeia adotou dois actos delegados com medidas para aumentar a resiliência hídrica e melhorar a qualidade e a quantidade da água nos 27 Estados-membros.
As duas novas medidas destinam-se a reforçar a resiliência da União Europeia no domínio da água e a melhorar a qualidade e a quantidade da água em todo o continente. Elas incluem uma metodologia normalizada para medir a presença de microplásticos na água e um acto delegado para garantir que a reutilização de águas residuais tratadas para irrigação agrícola é segura.
- Estabelecer os principais elementos técnicos a examinar e a ter em conta na preparação de planos de gestão de riscos para garantir a reutilização segura de águas residuais tratadas para rega agrícola na União Europeia;
- Estabelecer uma metodologia padrão para medir a presença de microplásticos na água da rede de abastecimento - uma vez que, em toda a UE, são utilizados muitos métodos diferentes para medir os microplásticos na água potável, o que torna muito difícil comparar e interpretar os resultados da monitorização.
Mais informação em: https://environment.ec.europa.eu/news/better-water-quality-quantity-management-more-sustainable-use-seas-2024-03-11_en