Índice de preços da batata, no produtor, aumenta 106,5% em Agosto de 2018
O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, na batata, registou, em Agosto de 2018, uma variação positiva de 106,5%, revelam as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Agosto.
Acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2018 que o aumento do índice de preços nos frutos foi de 31,5%, nos ovinos e caprinos de 11,7%), nos bovinos de 3,8%) e hortícolas frescos de 1,0%, no mesmo período em análise.
Decréscimos no azeite a granel
Em relação ao mesmo período assistiu-se a um decréscimo no índice de preços do azeite a granel (-28,2%), suínos (-11,2%), ovos (-8,0%), plantas e flores (-1,5%) e aves de capoeira (-1,3%).
Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços dos frutos (+14,5%), batata (+11,9%), plantas e flores (+10,5%), ovinos e caprinos (+3,6%) e uma redução no índice de preços dos hortícolas frescos (-17,6%), ovos (-4,7%), azeite a granel (-0,5%), aves de capoeira (-0,3%) e bovinos (-0,1%); os suínos não apresentaram qualquer variação.
Índice de preços dos meios de produção na agricultura
Explicam os técnicos do INE que, em Março de 2018 assinalou-se um decréscimo de 1,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, devido, sobretudo, à evolução registada no índice de preços das sementes (-11,0%), manutenção de materiais (-3,2%), adubos (-2,5%) e alimentos para animais (-1,4%); em comparação com o mês anterior observou-se uma variação negativa de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, causada, principalmente, pela evolução do índice de preços da energia e lubrificantes e manutenção de materiais (ambos com -1,5%).
No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 1,8%, causada, fundamentalmente, pelo acréscimo do índice de preços das máquinas e materiais para colheita (+3,1%) e dos motocultivadores e outro material de duas rodas (+2,8%); em relação ao mês anterior não foi observada qualquer variação.
Nos bens e serviços de consumo corrente utilizados na actividade agrícola destacou-se o índice de preços dos alimentos para animais, que registou uma variação negativa de 1,4% em relação ao mês homólogo, enquanto que, face ao mês anterior, não apresentou qualquer alteração.