Pequenas hortas que fazem uma grande diferença
As chamadas hortas buraco de fechadura (keyhole) ajudam a combater a insegurança alimentar em África.
As hortas buraco de fechadura são fomentadas por agências de desenvolvimento, especialmente para famílias pobres em regiões áridas da África, pois a sua produção pode alimentar uma família com baixo ou nenhum custo.
Uma horta buraco de fechadura – nomeada devido à sua forma quando vista de cima – é um canteiro redondo para cultivar legumes, com um diâmetro de cerca de dois metros e uma abertura para se aceder a um cesto de compostagem localizado no centro. Através das paredes permeáveis do cesto de compostagem, o qual deve ser abastecido com resíduos alimentares, os nutrientes passam continuamente. A abundância e a continuidade do fornecimento de nutrientes, por sua vez, reduzem a quantidade de água necessária para cultivar vegetais nesta horta e, os seus requisitos de rega, podem ser atendidos por água reaproveitada do uso doméstico. Além disso, as hortas buraco de fechadura podem ser construídas perto das casas e em pedaços de terra rochosa que, de outra forma, seriam inadequados para a agricultura.
Imagem: Concern Worldwide
O conceito de horta buraco da fechadura surgiu no final dos anos 80. Tratam-se de canteiros redondos destinados a ajudar os moradores da região rural do Zimbabué a recuperar o espaço de horticultura perdido para a desertificação. Mais tarde, ele foi utilizado no Lesoto pelo Consórcio pela Emergência da Segurança Alimentar na África Austral (C-SAFE na sigla em inglês), que procurava ajudar pessoas que sofriam de VIH ou então que eram fisicamente inaptas para cuidar de uma horta tradicional. A horta buraco de fechadura foi um sucesso imediato e desde então ganhou mais popularidade em todo o mundo.
Nos países ocidentais, as hortas buraco de fechadura têm sido apontadas como um exemplo de uma técnica de horticultura sustentável, que não esgota a terra.
Apesar de ser útil em todas as partes do mundo, as hortas buraco de fechadura podem ser mais eficazes em regiões pobres e áridas. Elas podem ser construídas com materiais de origem local de baixo custo – como pedras, tijolos, paus e palha.
Por exemplo, a Concern Worldwide, uma instituição de caridade com foco em ajudar as pessoas mais pobres do mundo, tem defendido a construção de hortas buraco de fechadura no distrito de Nepak no Uganda, onde as taxas de desnutrição entre as crianças são especialmente elevadas. Como consequência dos seus esforços, 10.000 hortas buraco de fechadura surgiram em 2015 apenas no distrito de Nepak, e elas continuam a espalhar-se. Outra instituição de caridade, a Send A Cow, também está a fomentar a construção de hortas buraco de fechadura no Uganda. A adoção de hortas buraco da fechadura está a crescer tambem na Etiópia, Ruanda, Quênia, Sudão e Nigéria.
Fonte: Eatglobe