Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2014 apela ao fim do desperdício alimentar
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos apela, em 2014, ao fim do desperdício alimentar. A organização do evento anual que sensibiliza para o problema dos resíduos e que decorre entre 22 e 30 de novembro alerta que um quarto dos alimentos desperdiçados nos EUA e Europa seria suficiente para acabar com a subnutrição em todo o mundo.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction) foi assinalada pela primeira vez em 2009. O evento, que atualmente extravasa as fronteiras do continente europeu, surgiu como um projeto cofinanciado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia a que foi dada continuidade após o fim previsto para 2012.
O objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos cidadãos para a necessidade de gerir de forma sustentável os recursos que são utilizados e os resíduos gerados nesse processo.
Para esse efeito, são levadas a cabo, ao longo de uma semana e sobretudo na Europa, milhares iniciativas que se focam num de quatro temas: “Evitar e reduzir a produção de resíduos na origem”, “Reutilização e Preparação para a reutilização”, “Separação de resíduos e Reciclagem” e “Dia Europeu de Ação de limpeza”.
Adicionalmente, todos os anos é selecionado um quinto tema que é o foco dos Dias Temáticos da Prevenção e que, este ano, é “Acabar com o desperdício alimentar”. Para além de alertar para o problema, estes dias pretendem dar a conhecer formas de o prevenir.
O website da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos salienta que o desperdício alimentar representa uma perda de recursos como a terra, água, energia e trabalho e que, ao mesmo tempo que se desperdiçam toneladas de alimentos há uma fração significativa da população (1/8) que passa fome.
Cada lar deita fora cerca de 25% dos alimentos que compra. No entanto, por um fim ao desperdício alimentar em casa é possível através de mudanças comportamentais.
Comprar apenas o que se necessita, verificar que não existem alimentos de determinado tipo na despensa ou planear as refeições e cozinhar novas refeições com as sobras são formas simples de combater o desperdício alimentar e que podem e devem ser praticadas por todos.
Fonte: Naturlink