publicado a: 2014-11-26

A Toshiba transformou uma antiga fábrica para produção de vegetais

Quando se fala em Toshiba, é mais provável pensar num televisor do que num saco de alfaces. Mas não por muito mais tempo. O gigante eletrónico japonês está agora a entrar também no mundo da agricultura high-tech.

A empresa anunciou que converteu uma das suas antigas fábricas num local esterilizado, onde estão a crescer alfaces em água rica em minerais, em vez de solo.

Segundo a empresa, as plantas são cultivadas em "salas limpas e quase livres de micróbios", uma condição que prolonga a vida útil e frescura dos vegetais. A agricultura vertical também tem sido apontada pelos seus benefícios ambientais porque requer menos espaço para cultivar a mesma quantidade de alimentos.

A fábrica utiliza tecnologia como iluminação fluorescente, ar condicionado e sistemas de esterilização para embalagem.

A empresa planeia produzir o impressionante número de 3 milhões de sacos de folhas de alface, folhas verdes baby, espinafre, e ervas por ano. Tem meta de vendas de 300 milhões de ienes (mais de 2 milhões de euros).

A Toshiba, com base em Tóquio não é a primeira empresa a entrar neste mercado. A Fujitsu, também da capital japonesa, tem vindo a produzir vegetais desde 2013.

Com sede no Canadá, a Sharp Corporation também está neste mercado, tendo no ano passado, anunciado uma expansão para morangos e a execução de testes experimentais no Dubai para satisfazer o apreço dos cidadãos por este fruto.


Para mais informações sobre a "fábrica de vegetais" da Toshiba, visualize o vídeo abaixo (em Inglês):




Fonte: Business Insider

Comentários