Serpa vai candidatar Centro de Competências da Agricultura Biológica ao PDR 2020
![](files/news/1645/5b8578fc36c4d.jpg?w=620&q=75)
A Câmara Municipal de Serpa está a preparar uma candidatura do CCBIO - Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico ao PDR 2020, cujo valor por centro de competências poderá chegar aos 50 mil euros.
O Centro de Competências foi formalizado em Fevereiro de 2017, durante a Feira do Queijo do Alentejo, na presença do secretário de Estado da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
Desde então, registaram-se vários avanços, nomeadamente a criação de um Plano de Acção, bem como a Agenda Nacional de Investigação e de Inovação.
A premissa por detrás da criação do CCBIO prende-se com a necessidade de criar sinergias neste sector específico, entre as diversas entidades, de difusão de informação técnica produzida ao nível da investigação, da articulação com os agentes económicos e da identificação das lacunas associadas à produção, transformação e comercialização dos produtos biológicos. Assim, o CCBIO tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e competitivo neste sector, nos domínios técnico-científico, ambiental, socioeconómico e formativo.
Recordamos que fazem parte do CCBIO várias Câmaras Municipais, sendo que a Câmara Municipal de Serpa é a entidade coordenadora do projecto, Cimbal, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, centros tecnológicos e agro-alimentares, várias universidades e politécnicos do país e muitas associações de produtores, de desenvolvimento local e do sector, ao nível nacional.