Últimas inovações tecnológicas no sector da suinicultura
Destacamos o desenvolvimento recente de 4 inovações tecnológicas no sector da suinicultura, que passamos a descrever:
Nos Estados Unidos, a Energy Efficient Lighting System introduziu uma nova lâmpada LED, com maior durabilidade e poupança de energia nas instalações porcinas. A chamada Agrificient LED pode substituir as lâmpadas tradicionais e, com um consumo de 14 wts, substitui uma lâmpada tradicional de 125 wts. É constituída por uma concha de nylon e lentes de policarbonato e é à prova de água e do embate de insectos. Cada lâmpada tem uma durabilidade de 60.000 horas e está previsto que, durante a sua vida útil, possa poupar 116 dólares de electricidade. O seu custo actual é de 49,95 dólares.
Foi constituída uma nova campanha de produção de reprodutores denominada Topigs Norsvin, que resultou da fusão da Topigs holandesa com a Norsvin norueguesa, que pretende acelerar o desenvolvimento genético e estar presente em todo o mundo. O grande objectivo é de ter uma média de leitões, por parto, entre 13 e 14 e também um índice de conversão, na engorda, de 1,8%.
Foi apresentado nos Estados Unidos o Cadillac dos reboques para transporte de porcos. Com três pisos para porcos gordos e cinco para leitões, dispõe de porta elevatória traseira e um corredor ao comprimento, para facilitar a carga e processá-la sem stress para os animais. Estão, também, instalados bebedouros e ventoinhas laterais, com controlo automático de temperatura.
A empresa americana Animal Health International, que é um fornecedor de produtos e de serviços aos produtores, introduziu um sistema de distribuição, em que cada viatura é totalmente desinfectada quando vai a uma exploração e não pode passar à seguinte sem uma completa desinfecção. Este sistema visa proteger sanitariamente as explorações evitando contágios desnecessários.
Fonte: Agroinfo