Uso de fertilizantes vai superar os 200 milhões de toneladas em 2018
O uso mundial de fertilizantes poderá aumentar acima dos 200,5 milhões de toneladas em 2018, cerca de mais 25% que o registado em 2008.
O consumo mundial de fertilizantes crescerá cerca de 1,85 até 2018, segundo informação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), sobre tendências e perspetivas mundiais dos fertilizantes para 2018.
Ao mesmo tempo, «a capacidade global de produção de fertilizantes, produtos intermediários e matérias-primas continuará a aumentar», de acordo com o estudo.
À medida que o potencial para produzir fertilizantes supere a utilização, o equilíbrio potencial mundial, um termo técnico que mede a quantidade disponível sobre a procura real, vai crescer para o nitrogénio, fosfato e potássio, os três principais fertilizantes do solo.
A utilização mundial de nitrogénio, com diferença entre o elemento básico e os fertilizantes, prevê-se que aumente cerca de 1,4%por ano até 2018, enquanto o uso de fosfato crescerá cerca 2,2% e cerca de 2,6% o de potássio.
Em comparação, estima-se que a oferta desses três importantes elementos cresça 3,7, 2,7 e 4,2 por cento por ano, respetivamente.
Fonte: agronegócios.eu