publicado a: 2014-09-26

Análise dos mercados - 26 setembro

Nos mercados europeus registou-se uma estabilidade de preços devido à boa competitividade dos cereais no mercado mundial.

As baixas de preço dos últimos dias, bem como a desvalorização do euro face ao dólar, explicam esta situação.

Bruxelas emitiu certificados à exportação para 612.642 toneladas de trigo, 292.942 toneladas de cevada e pela primeira vez certificados para o milho no montante de 188.739 toneladas.

No mercado americano nova descida de preços, com a pressão da nova colheita a fazer-se sentir.

A soja voltou a ter uma descida considerável, apesar dos bons números de exportação. As boas condições atmosféricas estão a permitir um rápido avanço das colheitas nos Estados Unidos.

A China comprou mais 115.000 toneladas , o que eleva o valor contratado para esta campanha a 16.041 milhões de toneladas.

Tiveram inicio as sementeiras na América do Sul, pelo que as atenções dos operadores estão agora focadas na área que vai ser semeada, que se espera ser superior ao ano passado, pois mesmo com a baixa de preços a cultura da soja parece continuar a ser a mais atractiva.

No mercado do Mar Negro está praticamente terminada a colheita no Cazaquistão e tal como se esperava a produção de cereais é inferior à do ano passado devido à baixa produtividade dos campos.

Fonte: Agroinfo

Comentários