Maturação e colheita
Apesar de estarmos num ano atípico, a colheita de algumas variedades mais precoces de pera e maçã já começou a decorrer. A determinação do ponto ótimo de colheita, será um assunto fundamental nas próximas semanas.
Para que o resultado de um ano de trabalho seja o melhor possível não é apenas importante ter grande quantidade de frutos com o máximo calibre. A qualidade do mesmo é fulcral, devendo o seu estado de maturação ser o melhor possível.
A data de colheita deverá ser então determinada com o auxílio de um penetrómetro, dispositivo que mede a consistência do fruto de forma objectiva e que nos dá a indicação de quando deveremos começar a colher. Os valores lidos em kg/cm2, deverão ser comparados com a tabela de referência para a variedade em causa e avaliados juntamente com a organismo responsável pelo escoamento do produto. Há que ter o cuidado a de fazer duas medições no mesmo fruto, após ser removida a casca, em pontos diametralmente opostos e com diferente exposição solar.
A medição do grau Brix do sumo do fruto com o auxílio de um refractómetro, dá-nos uma indicação bastante aproximada da "doçura" do mesmo. Este parâmetro, que já é medido e conhecido há bastante tempo, assume uma importância cada vez maior com a maior exigência do consumidor por frutos mais saborosos.
por Hugo Pires
Engenheiro Agrónomo
[email protected]