publicado a: 2015-02-17

A crise da água é a maior ameaça para o planeta, de acordo com o Fórum Económico Mundial

Na lista dos 28 riscos de natureza global do relatório "Global Risks 2015", os problemas ambientais surgem acima dos económicos.

A difusão maciça e rápida de doenças infecciosas, problemas entre os estados, armas de destruição em massa e pouca adaptação às alterações climáticas são alguns dos temas que estão no topo da lista do relatório "Global Risks 2015", publicado este ano pelo Fórum Económico Mundial, no entanto, das centenas de especialistas que participaram da pesquisa, a maioria concordou que a crise da água pode ser o maior risco enfrentado pelo planeta.

O relatório avalia os aspetos que são classificadas em cinco ramos: ambiental, económico, político, social e tecnológico, ordenando-os de acordo com a probabilidade de ocorrência e o impacto que causam. A crise da água é um dos temas considerados altamente provável e extremamente devastador, encontrando-se no topo da lista de impacto e ocupando o oitavo lugar no ranking da probabilidade.

O maior problema é o aumento da temperatura global e a mudança climática, já que isso poderia causar uma redução na quantidade e disponibilidade de água em várias partes do mundo, especialmente no sul da Europa, norte da África, médio oriente e no noroeste dos Estados Unidos, tornando o risco consideravelmente maior.

Segundo a ONU, no pior dos casos, este aumento de grandes tempestades, chuvas e secas causadas pelo aquecimento global e as mudanças climáticas, poderá reduzir os rendimentos das culturas em menos 25%.

Fonte: veo verde

Comentários