10 Dicas para economizar água no jardim
Economizar água no jardim não é uma ideia nova, mas atualmente tem se tornando absolutamente importante. Além de reduzir a conta de água, o meio ambiente agradece o cuidado.
1. Regue de forma inteligente. Ao irrigar à noite, reduz as perdas por evaporação, e dá mais tempo para as plantas se hidratarem. Reduza também a irrigação de 5 vezes por semana para no máximo 2. Não regue quando houver previsão de chuva iminente. A redução gradual da frequência das regas força as plantas a aprofundarem as suas raízes, tornando-as cada vez mais independentes.
2. Escolha as espécies certas. Ao escolher espécies nativas da sua região, elas vão se encaixar perfeitamente no clima e no regime de chuvas locais, dispensando regas suplementares. Prefira também as espécies oriundas de regiões áridas, como as suculentas em geral. Essas plantas tem estruturas e maneiras especializadas na economia de água.
3. Utilize cobertura morta. Evite a perda de água pelo solo, cobrindo os espaços entre as plantas com uma cobertura morta, tal como palha, folhas secas, serragem grossa, etc. A cobertura decompõem-se nutrindo as plantas, evitando o surgimento de ervas daninhas e reduzindo drasticamente a evaporação da água.
4. Recolha a água da chuva. Monte um coletor para aproveitar a água que escorre do telhado pelas calhas. Há ideias simples e de fácil aplicação. Procure uma que se encaixe na sua realidade.
5. Recicle. Regue as plantas com a água que sobra em casa, como aquela que utilizou no cozimento dos legumes e da massa (sem sal), ou aquela que correu enquanto esperou pela água quente do banho.
6. Plante árvores. As árvores fazem sombra no jardim e nas casas, reduzindo a temperatura. Além disso, depois de bem estabelecidas, não necessitam irrigação e são capazes de encontrar a água de que necessitam das profundezas do solo. A água transpirada pelas árvores ainda toma parte da humidade ambiental que favorece a formação das nuvens de chuva.
7. Reduza o espaçamento. Em hortas, pode economizar água reduzindo o espaçamento entre as plantas. A área a irrigar e a área exposta de solo é menor.
8. Controle as ervas daninhas. Além de não serem estéticas, as ervas daninhas competem por água e nutrientes.
9. Proteja contra os ventos. Plante arbustos quebra-ventos, para reduzir a evaporação tanto do solo quanto das plantas.
10. Utilize pisos porosos. Cubra caminhos e decks com pisos capazes de drenar a água. Assim a água não se perde para a rua, ela penetra no solo e ajuda a irrigar profundamente as plantas do seu jardim.