Como construir uma cama quente
De volta aos dias, muito anteriores à energia solar se tornar uma palavra da moda, os agricultores encontraram uma fonte de energia alternativa no estrume de cavalo (ou outros animais) que proliferou naturalmente nas suas propriedades. À medida que o estrume fresco se desintegra, emite calor - ideal para estimular a germinação e dar às mudas um impulso significativo.
A melhor forma para aproveitar esse calor é com uma caixa de madeira simples, sem fundo, com uma parte superior inclinada de vidro, orientada para o sul para maximizar os raios solares. Qualquer pessoa com habilidades básicas de carpintaria e acesso a uma loja de bricolage pode replicar esta versão.
Materiais
- 5 tábuas de deck (pinho tratado) com 240cm de comprimento, por 22mm de largura e 14,5cm de altura.
- 1 caixilho com vidro com 240cm por 120cm
- Pregos para madeira
- 2 dobradiças
- 1 puxador
Corte das tábuas
Utilize uma serra para cortar duas das tábuas ao meio, ficando com 4 de 120cm de comprimento.
Depois corte uma dessas tábuas na diagonal, ficando com 2 triângulos iguais.
Corte outra das tábuas mais pequenas de modo a ficar com em 2 pequenos postes de 15X5cm e outros dois 30X5cm.
Construa a parede de trás
Alinhe as duas tábuas longas, contra os dois postes mais altos (nas pontas), e aperte com 2 parafusos em cada canto de cada tábua.
Construa a parede da frente
Alinhe a tábua longa restante com os dois postes mais baixos, da mesma forma como fez anteriormente. Aperte com 2 parafusos em cada canto da tábua.
Montagem
Alinhe as duas tábuas laterais retangulares para unir as paredes dianteira e traseira, formando o retângulo. Fixe as pranchas laterais a cada poste com 2 pregos em cada canto de cada tábua. Conclua alinhando as duas tábuas triangulares em cima de cada parede lateral, de modo que as paredes laterais fiquem com a inclinação voltada para a frente. Na extremidade traseira, anexe as tábuas a cada poste, com 2 parafusos em cada canto de cada tábua. Na parte superior de cada parede lateral, perto da frente, passe um parafuso através da tábua triangular na prancha abaixo, como mostrado.
Apare o excesso
Usando uma serra, apare os postes para coincidir com o ângulo das paredes laterais. Depois prepare a parede traseira para aceitar uma tampa angulada: apare a parede traseira num ângulo inclinado para a frente), usando o ângulo das paredes laterais como um guia.
Coloque a tampa
Centre o puxador num dos lados mais longos da janela, como mostrado, e prenda usando os parafusos fornecidos. Junte a borda oposta da faixa à parede traseira, usando as dobradiças e parafusos fornecidos, como mostrado.
Como utilizar a cama quente
Escave um fosso com cerca de 60cm de profundidade e um pouco maior do que a cama quente. Encha-o com uma camada de 10cm de profundidade de cascalho grosso para a drenagem e coloque manta geotextil por cima. Cubra depois com uma camada de 30cm de estrume de cavalo fresco, em seguida, uma camada de 15cm de solo ou substrato. Centre a cama quente sobre o fosso.
Abra um pouco a tampa à medida que o estrume aquece para permitir que o amoníaco se dissipe, monitorizando a temperatura com um termómetro do solo. Quando a temperatura cair para a faixa de 29-35°C, semeie ou plante as mudas na cama quente e feche a tampa para reter o calor. Continue a monitorizar a temperatura, com o objetivo estar nos 26-32°C durante o dia. Abra a tampa para arrefecer. Se houver ameaça de geada, cubra a cama fechada com um cobertor à noite. Naturalmente, deve regar e cuidar das plantas como faria habitualmente.
Depois de transplantadas as plantas para outro local, remova o estrume gasto e espalhe-o em outro lugar. Na próxima primavera, recarregue a cama quente com um estrume fresco.