Conheça a Agricultura Sintrópica
A Agricultura Sintrópica é baseada num modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto na sua forma, quanto na sua função e dinâmica.
Este tipo de Agrofloresta inspira-se na dinâmica e desenvolvimento dos ecossistemas naturais, onde não existe intervenção do homem.
A Agricultura Sintrópica capacita o agricultor a replicar e acelerar os processos naturais de sucessão ecológica e estratificação, dando às plantas condições ideais para o seu desenvolvimento, cada qual ocupando a sua posição natural no espaço (estratificação) e no tempo (sucessão).
As plantas são cultivadas em consociação e dispostas em linhas paralelas, intercalando sempre espécies de portes e características diferentes, tendo como objetivo o aproveitamento máximo do terreno, e levando em consideração a manutenção e reintrodução das espécies nativas.
A agricultura sintrópica tem como ponto principal a não intervenção, sendo o uso de adubos orgânicos permitido apenas no caso do solo escolhido para o cultivo ser pobre e precise de nutrientes e microrganismos para melhorar a sua qualidade antes das primeiros culturas.
Saiba mais sobre os 15 princípios da Agricultura Sintrópica AQUI