Depois do artigo "O controlo de infestantes na cultura dos citrinos (parte 1)" que fala dos aspetos a ter em conta no controlo de infestantes nesta cultura e qual a importância deste controlo, vamos falar de HERBICIDAS NA CULTURA DOS CITRINOS.
Quando nos deparamos com um cenário idêntico ao da foto, é sinal que algo falhou no controlo das infestantes da vinha. Para evitar que tal aconteça é necessário fazer um bom planeamento da intervenção e eleger o meio de controlo mais adequado.
No controlo de infestantes desta cultura devemos ter sempre em conta alguns aspetos:
- Não devem ser feitas em simultâneas culturas de outras espécies que possam afetar o controlo de infestantes (Ex. Hortícolas).
- As parcelas devem ter drenagem
Depois de termos falado sobre como podem variar no tempo e no espaço, é importante referir que as coisas, os objectos podem ser vistos a várias dimensões.
Tal como variam no tempo, os dados agrícolas variam no espaço. Falamos tanto de dados ambientais (dados meteorológicos, textura do solo), não controlados pelo homem, mas também de dados que resultam da acção do agricultor
Nos últimos tempos temos assistido a um aumento acentuado dos preços da maioria dos fertilizantes, atingindo níveis nunca vistos desde a crise financeira de 2008. Este aumento pode ter impacto na sustentabilidade do nosso negócio agrícola, pelo menos para
A poda é uma operação fundamental na gestão da cultura da vinha. Quando bem executada, a poda promove boa orientação na ocupação do espaço, a preservação do vigor e longevidade das cepas, e contribui para uma produção regular e de qualidade.
Numa época em que cada vez mais pessoas reconhecem a importância dos dados, a agricultura não pode ficar de fora. Se pensarmos um pouco e registarmos factos no dia a dia de uma exploração agrícola, desde o estado do tempo até às operações culturais ou