Plano de ação Europeu para a Agricultura Biológica
Reconhecendo que “A produção biológica é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as boas práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e um método de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais”, a Comissão Europeia produziu este ano um novo Plano de Acção para a Agricultura Biológica (2014-2020).
Este plano incidirá em três domínios prioritários:
1. Aumentar a competitividade dos produtores biológicos da União Europeia, mediante:
- o aumento de sensibilização e das sinergias com os instrumentos da UE que visam a produção biológica,
- a tentativa de suprir as lacunas técnicas da produção biológica através da investigação, inovação e sua divulgação,
- o aumento de informação sobre o setor da produção, o mercado e o comércio de produtos biológicos.
2. Consolidar e aumentar a confiança dos consumidores no sistema europeu para os alimentos e a agricultura biológicos, bem como a confiança nos produtos biológicos importados, nomeadamente no que respeita às medidas de controlo.
3. Reforçar a dimensão externa do sistema de produção biológica da União Europeia.
Já em 2015, a Comissão propõe-se organizar uma conferência, a fim de identificar as prioridades de investigação e inovação para os produtores no que diz respeito aos desafios susceptíveis de resultar das futuras regras de produção biológica.
Pode ler o Plano de Ação para o futuro da produção biológica na União Europeia aqui