Análise dos mercados - 28 novembro
Ligeira descida de preços dos cereais nos mercados europeus devido, segundo analistas, a não haver referências dos Estados Unidos, uma vez que esse mercado esteve fechado.
Análise dos mercados - 21 novembro
Estabilidade do preço dos cereais na Europa com uma ligeira tendência para a subida.
INE: Chuvas condicionam colheitas e afetam produções agrícolas
As previsões agrícolas do INE, em 31 de outubro, apontam para a diminuição da produtividade nos olivais (-15%, face a 2013), resultante dos graves ataques de gafa e mosca da oliveira, que também prejudicaram a qualidade dos azeites obtidos.
Doenças e procura externa aumentam preço da castanha
A procura internacional e a quebra de produção provocada por pragas e doenças está a pressionar o preço da castanha, que chega aos 2,40 euros/quilo e já é conhecida como o petróleo transmontano.
Portugal e o mundo: os números do vinho e da vinha
Sabe qual é o país com maior área de vinha do mundo? E o que mais vinho produz? E sabe qual é o país que mais bebe? Estes e outros números são curiosos de analisar, especialmente quando vemos a situação portuguesa no contexto mundial….
Análise dos mercados - 14 novembro
Dia de consolidação dos preços dos cereais nos mercados europeus, com a situação política na Ucrânia a dominar as atenções.
Aumento da produção de pera, maçã e pêssego
O INE (Instituto Nacional de Estatísticas) disponibilizou o seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas relativo a novembro onde salienta um aumento da produção de pera (+5%, face a 2013), alcançando
a segunda melhor campanha das últimas décadas.
a segunda melhor campanha das últimas décadas.
FAO: Estabilidade nos preços mundiais dos alimentos
O índice mensal de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação manteve-se estável em Outubro, já que a alta dos preços do açúcar e do azeite compensou a descida dos preços dos lacticínios e da carne.
Análise dos mercados - 7 novembro
Estabilidade do preço dos cereais nos mercados europeus, sustentado por uma boa actividade à exportação com o euro cada vez mais fraco em relação ao dólar.