“O castanheiro, espécie da qual dependem economicamente muitas famílias da Terra Fria Transmontana e das terras altas da Beira Interior, é uma árvore assolada por doenças difíceis de controlar, sobretudo a tinta ou o cancro, que causam prejuízos avultados aos produtores”, afirma Luis Martins, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O projecto GRACE, financiado pela União Europeia, para a avaliação de risco de OGM (organismos geneticamente modificados), acaba de publicar um artigo na revista científica Arquives of Toxicology com os primeiros resultados da sua investigação.
Qual será o cenário de desenvolvimento florestal em 2071? E que política de desenvolvimento florestal é necessária para a economia Portuguesa de futuro? Estas duas questões são respondidas no “Estudo Prospetivo para o Sector Florestal”, da Associação Para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal (AIFF).
Investigadores da Universidade Politécnica de Madrid desenvolveram um método que consegue melhorar o rendimento dos cultivos pondo em contacto as raízes, as partes aéreas e o substrato da planta com um fungo do género Colletotrichum.
Neste artigo recorda-se as origens do Movimento da Agricultura Biológica, no pós-II Guerra Mundial e faz-se uma apresentação das estatísticas que caracterizam o setor na atualidade e a sua evolução nos últimos anos a nível global, europeu e nacional.
Estima-se que a produção de vinho na campanha 2014/2015 atinja um volume de 5,9 milhões de hectolitros, o que se traduz numa diminuição de 5,7% relativamente à campanha 2013/2014.